Fluxograma Convencional
Este tipo de representação utiliza-se de formas geométricas para a definição de algoritmos.
O fluxograma difere da descrição narrativa elimina a ambiguidade e a imprecisão do modelo anterior. A desvantagem fica para a representação de algoritmos extensos e também a não definição dos tipos de dados.
A simbologia do fluxograma possui várias formas geométricas. Para o curso utilizaremos somente J definidos a seguir.
- Representa o inicio e o final do algoritmo.
Símbolo | Descrição | Observações |
Início ou fim do processo | Indica o início ou fim do fluxo. Pode também representar uma entidade externa ou interna ao processo (cliente, fornecedor, entre outros). | |
Numeração de actividade | Todas as actividades, caixas de decisão e processos associados devem estar numerados. A numeração deverá ser sequencial. | |
Actividade | Indica a actividade / operação efectuada. Todas as actividades deverão estar devidamente numeradas com o símbolo anteriormente definido. | |
Conector de fim de página | Conecta o fluxograma, quando este se divide em mais do que uma página. | |
Decisão | Indica a existência de duas ou mais hipóteses que geram caminhos diferentes. A indicação do caminho deve ser escrito por extenso (Sim, Não, produto regulado, etc). | |
Conector na própria página | Conecta actividades de um fluxograma, quando estas se encontram na mesma directamente. | |
Documento/ registo em papel | Indica que existe um documento, impresso ou registo em suporte de papel, associado à realização de uma actividade. | |
Consulta/ registo em Sistema | Indica que é utilizado determinado sistema informático / base de dados, na realização de uma actividade. | |
Remissão para processo | Indica que existe um processos ou subprocesso pré-definido associado ao fluxograma em causa. | |
ou | Sentido das operações | Indica a sequência das actividades descritas no fluxo. Estas setas poderão indicar, após uma caixa de decisão, qual a apção escolhida nesse sentido (sim, não, outra indicação) |
Pseudocódigo (“Portugol”)
O pseudocódigo é um tipo de algoritmo que utiliza uma linguagem flexível, intermediaria entre a linguagem natural e a linguagem de programação.
É utilizada para organizar o raciocínio lógico a ser seguido para a resolução de um problema ou para definir os passos para a execução de uma tarefa. É também utilizado para documentar rotinas de um sistema.
A palavra pseudocódigo significa “falso código”.
Identificação de Algoritmo
Todo algoritmo representado por um pseudocódigo deverá ser, primeiramente identificado. Para se identificar ou nomear o algoritmo, recomenda-se.
- Não utilizar espaços entre as letras. Por exemplo:
Exemplo:
Desenvolver um pseudocódigo para ler o nome, a idade, o cargo e o salário de 50 pessoas e verificar quantas possuem idade inferior a 30 anos e um salário superior a R$ 3.000,00.
Algoritmo Exemplo:
Variáveis
Nome, cargo: literal
Idade, n_pessoas, tot_pessoas: inteiro
Inicio
N_pessoas ß 1
Tot_pessoas ß0
Enquanto (n_pessoas <= 50) faça
Leia (nome, idade, cargo, salario)
Se (idade <= 30) e (salario >= 3000) então
Tot_pessoas ß tot_pessoas +1
Fim-se
N_pessoas ß n_pessoas +1
Fim enquanto
Escreve (tot_pessoas)
Fim
- Não iniciar o nome com dígitos.
- Não utilizar palavras reservadas de linguagens especifica.
- Não utilizar caracteres especiais, como: ?, /, :, @, #, ...
- Não utilizar nomes iguais para representar variáveis diferentes.
- Usar nomes coerentes.
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